quinta-feira, 31 de março de 2011

Fiorino – Dia 1



Desde pequeno tenho fascínio por desmontar as coisas. O processo inverso eu demorei mais para aprender, mesmo assim, hoje eu geralmente consigo me virar bem. Trouxe algumas coisas da oficina para a garagem de casa, e avisei o pessoal que a Fiorino estará internada aqui por algum tempo.

Obviamente ainda não contei a minha mãe sobre a missão de, talvez, fazer o motor dela aqui mesmo, mas acho que se eu conseguir a ordem e organização que tive hoje, talvez ela nem perceba.

O primeiro dia, ou melhor, noite, durou poucas horas. Já tirei parte do coletor de admissão, ventoinha, chicote dos bicos injetores, bobinas, etc... Quando não tenho o manual de oficina costumo fotografar tudo durante o processo de desmontagem, dessa forma fica mais fácil montar depois.

Amanhã espero tirar mais algumas coisas e no fim de semana vou me dedicar à Aprilia Motó 6.5 que estou restaurando e também alguns detalhes do Celta. Bom, um belo banho me espera. Tenho que levar a escovinha para tirar a graxa de baixo das unhas...

terça-feira, 29 de março de 2011

Fiorino – cansei de levar para o sócio!



Existem carros que são um verdadeiro martírio. Multiplique por dez a praga que a sua mulher joga na máquina e o resultado será um automóvel que passa mais tempo com o seu mecânico do que com você.

Eu tenho um carro assim. Com pouco mais de 3 000 km nas minhas mãos já troquei: três bicos injetores, bomba d´água, bobina, bomba de combustível e não posso deixar de mencionar a missão impossível do ControlAR.

Mas agora a querida Fiat Fiorino 1.5 ano 2000 resolveu quebrar de verdade. Pela fumaça, a suspeita é canaleta de pistão, talvez junta de cabeçote, enfim... Abrir o motor aos poucos para constatar o problema.



Mecânico/Sócio mais uma vez? Não! A decisão que tomei é mais uma daquelas onde sei que no final, vou me arrepender. Está certo que o especialista que consultei cobrou R$ 1.500,00 de mão de obra.Mas não é só pelo dinheiro. Gosto de fuçar, desmontar, montar e ver se ficou bom. Também tenho a maioria das ferramentas e quanto ao espaço... bom, fazer isso na minha pequena oficina tornaria tudo mais difícil. Que a Mamuska não leia isso, mas a idéia é mesmo fazer aqui na garagem de casa, que inclusive tem no chão porcelanato branco!

Bom, depois contorno a situação. O importante é fazer a Fiorino voltar a ativa. Acho que vou aproveitar para dar um trato nos dutos de cabeçote, aumentar a taxa, instalar uma Fuel Tech... maldito vício!

TT3D - imperdível

O filme estréia no próximo dia 22. Um documentário sobre o célebre Guy Martin. Mecânico de caminhões e herói do TT Isle Of Man!

domingo, 27 de março de 2011

WRC Portugal - amo muito tudo isso





Curso de apresentador -tô procurando...

Falar é fácil, atrás das câmeras é claro...
Alguns vídeos e testes qua fiz nessa nova fase de Motociclismo Magazine.







www.motociclismoonline.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

Front Flip 360

Já vi milhares de vezes e ainda não entendi o movimento... dica do MotoX.com.br

quarta-feira, 9 de março de 2011

WRC 2011 - México

Citroen vira o jogo e Loeb já é segundo na classificação após o Rally do México, que aconteceu nesse carnaval. Confiram alguns vídeos!











quinta-feira, 3 de março de 2011

João Lisboa


Texto escrito no dia 24 de fevereiro
Hoje, dia 24 de fevereiro, eu perdi um amigo. Um amigo retratista. Um amigo de bem com a vida, independente das peças que a vida pregava a ele. João Lisboa foi mais uma vítima da curva do “café”, no Autódromo de Interlagos. Justo hoje, que, feliz igual uma criança, acelerava uma motocicleta posando, como bom piloto que foi no passado, para que seu filho Radamés tirasse as fotos.
João, continue aprontando das suas no céu, nós aqui nunca nos esqueceremos de você, seus atos e o bom humor contagiante presente em 100% do tempo!